Resumo:
Este trabalho, de cunho qualitativo, tem como finalidade refletir sobre a contribuição do profissional de Educação Física na construção e vivências do Projeto Político Pedagógico (PPP) escolar. O PPP não deve ser criado apenas para cumprir tarefas burocráticas, e nem para ser arquivado depois de sua construção. No projeto político-pedagógico deve haver constantes discussões e reflexões dos problemas que acontecem nas instituições de ensino e proporcionar a busca de alternativas para que todos os objetivos possam se efetivar, como argumenta Veiga (2004). A pesquisa derivou-se da experiência do Estágio Supervisionado III, e tem por objetivo refletir sobre o papel da Educação Física na construção do Projeto Politico Pedagógico em uma escola pública municipal na zona rural de Monteiro/PB. Ainda buscou-se identificar a importância dos aspectos teóricos- metodológicos da Educação Física no PPP, e observar qual o entendimento por parte do profissional da área da Educação Física sobre a sua contribuição no PPP. Utilizou-se ainda neste estudo as técnicas de pesquisa qualitativas como a entrevista, a observação participativa, bibliografias especializadas e documentos oficiais da escola. Tem-se que alguns profissionais da área da Educação Física apresentou participação diferenciada nos projetos da escola, mas isto não quer dizer que não haja importância destes docentes no planejamento e organização da escola. A Educação Física integrada ao projeto político-pedagógico da escola poderá representar um salto significativo dos educadores no sentido de resgatar o espaço/tempo perdido no contexto escolar e o prestígio desse componente no quadro curricular, tão essencial na educação dos sujeitos. Isto tudo é aportado pelo profissional de Educação Física no Projeto Político Pedagógico da escola.
Descrição:
COSTA, A. I. B. A importância do "papel" da educação física na construção do Projeto Político Pedagógico escolar. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].