Resumo:
A educação é uma área que possui características particulares geradoras de stress e de
alterações do comportamento dos que nela trabalham devido à tensão do próprio ambiente
escolar. Diante desta realidade, o presente trabalho objetivou avaliar a Qualidade de Vida no
Trabalho dos docentes da Escola Estadual de Ensino Médio “José Rocha Sobrinho”,
localizada na cidade de Bananeiras – PB. A pesquisa enfoca as condições de trabalho,
remuneração, utilização de capacidades, oportunidade, integração social, constitucionalismo,
relação com o espaço total de vida, relevância social e importância do trabalho. Foi realizado
um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa e de natureza descritiva com os referidos
docentes. Os dados foram tabulados na ferramenta Microsoft Excel, auxiliando na análise e
apresentação dos resultados. Concluiu-se através da percepção dos docentes que na maioria
dos aspectos eles mostraram satisfação em relação à Qualidade de Vida no Trabalho.
Percebendo-se apenas um único fator gerador de grande insatisfação: a remuneração salarial.
Descrição:
SILVA, Divânia Ferreira da. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso sobre os docentes da EEEM José Rocha Sobrinho. 2014. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.