UEPB - Repositório Digital

Musicalidade, ritmo e dança: elementos que contribuem para o desenvolvimento da criança

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Vagner Dantas da
dc.date.accessioned 2019-11-21T13:13:58Z
dc.date.available 2019-11-21T13:13:58Z
dc.date.issued 2019-11-18
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21168
dc.description SILVA, V. D. Musicalidade, ritmo e dança: elementos que contribuem para o desenvolvimento da criança. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]. pt_BR
dc.description.abstract A importância da musicalidade e dança se justifica pelo fato de contribuírem significativamente no processo de desenvolvimento das crianças, visto que auxiliam no tocante aos aspectos da psicomotricidade, afetivo, social e cognitivo, além de proporcionarem aulas diferenciadas e prazerosas, que estimula a curiosidade e o interesse dos alunos. Esse estudo tem como objetivo geral, mostrar a relevância da musicalidade, ritmo e dança como uma ferramenta norteadora na aprendizagem e desenvolvimento das crianças, e como específico, constatar o ritmo como uma das vias de educação corporal, verificar relevância do aprimoramento das interações e auto estima das crianças, colaborar para uma auto consciência da linguagem corporal, o que inferimos ser um importante subsídio que pode fazer a diferença nas escolas, pois, a dança e a música, pode auxiliar tanto o professor como a criança na descoberta de um vasto campo de possibilidades de aprender e ensinar de forma mais prazerosa para a mente e para o corpo. Sendo assim, foi feita pesquisa bibliográfica e em campo no que se refere as experiências vivenciadas na escola Municipal Maria Bezerra da Silva. Levando em consideração os resultados obtidos, fica claro o quanto essas ferramentas podem contribuir significativamente no processo ensino- e aprendizagem da criança. Para ampliar a compreensão sobre o assunto, foram estudados alguns teóricos a exemplo de: Barros (2008), Brescia (2003), Vygotsky (1991/1998), Le Boulch (1987), Gil (1999). pt_BR
dc.description.sponsorship Profª. Ma. Aurenisia Coutinho Ivo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title Musicalidade, ritmo e dança: elementos que contribuem para o desenvolvimento da criança pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta