Resumo:
Este trabalho teve como objetivo discorrer, com base em uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da Educação Física na Educação Infantil, devido a sua relevância, bem como sua possível ajuda nas práticas educacionais. Uma vez que, defendemos que um trabalho bem sistematizado, a partir de ideias lúdicas e recreativas auxiliam, fundamentalmente, na formação de indivíduos críticos, autônomos e reflexivos já que, essa área de pesquisa, desenvolve habilidades importantíssimas para o aprimoramento, seja ele, cognitivo e/ou motor. Dessa forma, o nosso trabalho, foi de cunho, predominantemente, bibliográfico, pois fizemos um levantamento estudos especializados, isto é, autores como Kramer (2006), Darido (2003), bem como legislações e documentos norteadores, que embasam a prática da Educação Física nos sistemas de ensino. Desse modo, são apresentadas inicialmente, algumas reflexões sobre a prática da Educação Física na Educação Infantil e na Escola, bem como estratégias que podem favorecer o andamento de metodologias de ensino, com base nos autores da pesquisa. Por fim, analisando os resultados da pesquisa, percebeu-se
que os autores em foco defendem a realização de práticas educativas, principalmente, na Educação Infantil, dada a sua singularidade, que primem por atividades mais dinâmicas, divertidas, aspectos estes que podem ser ainda mais trabalhados, se consideramos as técnicas, que a Educação Física dispõe. Ainda ressalta-se que, ao direcionar-se para esses aspectos, teremos uma formação que permita desenvolver sujeitos mais aptos para a vivência em uma sociedade cada vez mais democrática, ou seja, sem qualquer tipo de preconceito e discriminação.
Descrição:
SILVA, J. C. A educação física na infância: ludicidade e recreação a serviço da aprendizagem. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].