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A água potável tem grande importância no desenvolvimento de todo ecossistema e
daqueles de dependem de sua continuidade e a sua falta de é cada vez maior para
o uso humano, sendo sentida em todas as regiões do planeta terra e não apenas
nas regiões semiáridas como antes se falava. Os recursos hídricos e sua distribuição
relacionam-se ao crescimento das populações, o que vem dificultando a
disponibilidade dessa água potável uma vez que quanto mais pessoas, mais se
necessita da utilização de água. O Brasil se destaca a nível mundial, por sua
quantidade de reservas de água doce. A seca e a estiagem são
fenômenos caracterizados pela ausência, escassez, frequência reduzida, quantidade
limitada e má distribuição das precipitações pluviométricas durante as estações
chuvosas. Todo esse problema de seca ou estiagem no Nordeste brasileiro, que é
segunda região mais populosa do país, abrange as áreas rurais como também as
urbanas. A falta de água no município de Serra Branca, devido aos 7 anos de seca,
atingiu também as escolas do município, onde muitos alunos ficaram sem aula por
falta de água. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino médio Senador
José Gaudêncio, no Município de Serra Branca – PB, sendo considerada como a
maior da cidade e oferta o ensino médio e a educação de jovens e adultos (EJA). Foi
realizada uma entrevista informal com o Diretor Valmir Pinto, que pode nos relatar
que o consumo de água é utilizado para diversos fins dentro da instituição de ensino,
desde o uso por docentes, discentes e os diversos funcionários da escola. O
desperdício foi evidenciado através do descarte do restante de água dos copos, das
diversas descargas e da água utilizada para lavar as mãos, água essa que poderia
ser reutilizada para outros fins e é misturada a água de esgoto, que não possui
qualquer forma de reutilização. Com essa problemática, a Escola Estadual Senador
José Gaudêncio também nos mostra que há um cuidado moderado quando ao uso e
desperdício de água na instituição de ensino. O objetivo desse trabalho é a
investigação a cerca da redução no consumo de água potável, que se tratando de
uma escola de grande porte como a escola Senador José Gaudêncio como também
a utilização da água de chuva captada dos telhados da área coberta do educandário. |
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