Resumo:
Este estudo apresenta uma abordagem a respeito do ensino inovador através da
Educação Integral adotada por uma escola da rede pública na cidade de Monteiro – PB,
analisando as práticas inovadoras que a mesma adota para promover a aprendizagem dos
alunos e preparar os alunos para irem mais além nos estudos e ingresso no mercado de
trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar as práticas pedagógicas realizadas na escola
estadual José Leite de Souza a partir de uma reflexão da proposta do ensino médio inovador.
Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de campo na escola, para identificar quais as
práticas adotadas para estar em fidelidade a proposta da Educação Integral. Também, uma
pesquisa bibliográfica de estudos e conceitos relacionados a essa nova modalidade de ensino e
atividades complementares, como textos de referências nacionais sobre a temática, oferecido
pelo Ministério da Educação do nosso país. Como conclusão, foi percebido que as atividades
realizadas nos macro campos em parceria com as disciplinas proporcionaram aos alunos
maior interação com os conteúdos, momentos de desconcentração, alegria e prazer em estar
em um ambiente escolar, construindo valores que farão parte da vida do aluno.
Descrição:
LIMA, Sineide Maria da Silva. Ensino médio inovador: Práticas pedagógicas realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador José Leite de Souza. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.