Resumo:
Atualmente, muitos estudiosos têm demonstrado interesse pela temática da identidade
(BAUMAN, 2004; BEZERRA, 2009; SILVA, 2009). Coadunando-se a essa perspectiva, o
presente trabalho discute a complexa questão da identidade, especificamente a identidade
docente e, ainda mais restritamente, a questão da identidade do professor de ensino superior.
A partir disso, temos por objetivo geral 1) Delinear traços identitários do professor
universitário. E específicos: 1.1) Identificar fatores envolvidos na construção identitária do
sujeito professor universitário; 1.2) Analisar as singularidades que marcam a identidade do
professor universitário; 1.3) Descrever as percepções desses professores no que tange ao seu
fazer laboral.Para tanto, realizamos um estudo de natureza qualitativa e viés exploratório, no
qual entrevistamos três professores efetivos de uma universidade pública federal, cada um
deles pertencente a uma das três grandes áreas do conhecimento, Exatas, Saúde e Humanas. A
partir disso, analisamos as falas desses sujeitos, procurando perceber que concepções acerca
de seus papéis profissionais tais sujeitos indiciavam ao refletirem sobre o exercício da
docência e comprometimento com a função. Em face do exposto, estaremos operando sobre o
discurso, enquanto objeto de estudo, tomando-o como uma forma de materialização da
ideologia. Assim, partimos das contribuições de Eckert-Hoff (2008), notadamente a partir da
noção de escritura de si, entendida como a construção e desconstrução do sujeito, no falar de
si; além das contribuições de Cazarin (2007), Orlandi (2001). Desse modo, operamos sobre os
rastros deixados pelos sujeitos, sinais a serem interpretados, os quais serão notabilizados a
partir da identificação de dados recorrentes na tessitura discursiva. Portanto, o sujeito de que
tratamos aqui é o sujeito do discurso, que traz consigo as investiduras do social, do ideológico
e do histórico. As constatações advindas da análise apresentada no presente trabalho apontam
que a identidade do professor de nível superior está ligada a um sistema de representações que
tornam-se significados a partir da linguagem. Assim, esse sujeito professor mobiliza suas
práticas tendo em vista enquadrar-se no sistema de representações no qual se referencia e pelo
qual é referenciado.
Descrição:
MENESES, Roberta Andrade. O professor de ensino superior: delineando traços identitários. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.