Resumo:
As politicas públicas para a educação do campo surgiram a partir do forte apelo dos
movimentos sociais e, nos últimos anos, têm apresentado relativo destaque nas
discussões acadêmicas, nas organizações governamentais e não governamentais.
Assim, as populações do campo passam a ter uma significativa importância no
cenário educacional brasileiro. Ao analisar a sociedade contemporânea, observam-
se mudanças no tocante à educação no Brasil, a partir das inúmeras leis, pactos e
acordos que têm sido feito pelos órgãos governamentais competentes, em prol da
educação brasileira. O objetivo dessa pesquisa é analisar as principais políticas
públicas para o campo brasileiro, partindo do pressuposto de que estas nascem da
demanda criada pelos diversos grupos de camponeses e movimentos sociais. A
pesquisa foi desenvolvida em dois momentos: levantamento bibliográfico sobre
politicas públicas para a educação do campo, análise das principais politicas
publicas que foram criadas para as populações do campo, no tocante à educação
campesina do Brasil, nas ultimas décadas. Constatamos na presente pesquisa, que
a educação do campo esteve, durante longos anos, abandonada. Basta verificar a
história educacional brasileira. Sendo assim, verifica-se que as politicas públicas,
criadas para os povos do campo, surgiram a partir da década de 30, mais
especificamente, na constituição federativa de 1934, e em seguida, observa-se que
as demais constituições, que se sucedem passam a tratar também do tema. Estes
acontecimentos, em nossa legislação, se relacionam em sua maior parte, com o
surgimento e o fortalecimento dos diversos movimentos sociais do campo no Brasil,
visto que estes passam a lutar e a exigir maior atenção por parte do Estado, criando-
se assim, condições necessárias para o surgimento e implementação de politicas
publicas, voltadas aos interesses desses sujeitos. Concluiu-se que a educação do
campo no Brasil, desenvolveu-se ao longo dos anos, em um cenário de lutas e
discussões, promovido pelos camponeses e os diversos movimentos sociais. Estes
defendem adoção de politicas públicas condizentes com sua realidade e que estas
sejam capazes de fazer seus povos avançarem nos aspectos sociais, culturais e
políticos.
Descrição:
SILVA, Leandro Alfredo dos Santos. Políticas públicas para educação no campo. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.