dc.contributor.author |
Vieira, Ione Michele Adelaide |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-27T14:48:25Z |
|
dc.date.available |
2019-11-27T14:48:25Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-19 |
|
dc.identifier.other |
CDD 341.481 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21196 |
|
dc.description |
VIEIRA, Ione Michele Adelaide. Educação em direitos humanos: da declaração à ação. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os direitos humanos e, mais especificamente, a educação em direitos humanos e a criação de
uma cultura em direitos humanos resultam da compreensão da pessoa e dos fatores sociais,
econômicos e políticos de cada época, tendo-se como essência destes a dignidade da pessoa
humana. Entretanto, estes só poderão ser praticados quando verdadeiramente conhecidos e
percebidos por toda a humanidade. Com a consolidação legislativa, busca-se a prática para a
realização efetiva dos direitos humanos, ficando evidente o papel da educação nesse processo.
O direito à educação é ferramenta para o crescimento pessoal, colocando-se enquanto direito
humano posto que compõe a dignidade humana e torna o individuo capaz de atuar como
cidadão. Todavia, a plena efetivação dos Direitos Humanos, de uma educação em/para os
Direitos Humanos, ainda está longe de ser concretizada, que ela demanda um processo
programático e lento de conscientização, e que, apesar de ter suas bases teóricas fixadas ao
longo dos últimos séculos, é para o futuro e no futuro que essa efetividade se dará
integralmente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luciano Nascimento Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Direitos humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Efetividade |
pt_BR |
dc.title |
Educação em direitos humanos: da declaração à ação |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |