Resumo:
O objetivo principal da pesquisa foi investigar a importância do livro didático nas aulas
de Educação Física, refletindo sobre os conteúdos que devem ser abordados no referido
material didático. Assim, delimitamos nossa fundamentação teórica em dois capítulos:
breve histórico da trajetória de Educação Física e uma visão das concepções
pedagógicas da Psicomotricidade aos Parâmetros Curriculares Nacionais. A relevância
do tema para o contexto escolar se justifica por ser o livro didático uma ferramenta que
pode auxiliar o professor nos conteúdos elencados para o ensino da Educação Física no
contexto educacional. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativa.
Utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista semi-estruturada.
Participaram da pesquisa 05 professores de educação física. O lócus da presente
pesquisa foram 02 escolas estaduais da rede regular de ensino, fundamental e médio. A
pesquisa de campo foi realizada no primeiro trimestre de 2014. O relato de experiência
dos participantes da pesquisa mostrou a necessidade de elaboração de novos projetos
que contemplem a Educação Física escolar e o Livro Didático e que envolva docentes e
estudiosos da área para uma reflexão a cerca dessa temática. Diante do respaldo
científico apresentado, ressaltamos a relevância de termos um material didático escrito
que norteie a prática do professor de Educação Física, complementando e orientando a
abordagem do vasto conteúdo pertinente a disciplina, de modo a respeitar os níveis de
desenvolvimento e as características de cada aluno.
Descrição:
ARAÚJO, Jocelma Justino Cruz. Uma compreensão do sentido pedagógico do livro didático na disciplina de educação física no contexto escolar. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.