Resumo:
O semiárido nordestino vem passando, atualmente, por uma das mais desoladoras
secas dos últimos anos. Os efeitos desse fenômeno atingem de forma negativa
grande parte da população, que acaba sofrendo com suas consequências nas mais
variadas esferas da vida. Esta monografia mostra como além de ser um problema de
ordem climática, a seca também possui implicações inerentes ao contexto social que
acabam por se refletir no âmbito educacional. Propomos, assim, que estudemos
todas as relações e implicações que o fenômeno da seca causa as estruturas
subjetivas e materiais relacionados aos diversos atores que estão diretamente
inseridos e ligados ao processo educacional. A pesquisa baseou-se em métodos
como: entrevistas com professores, alunos e comunidade escolar; Levantamento de
dados estatísticos junto à escola que possibilitem traçar o perfil estudantil da
localidade afetada por tal fenômeno climático. É preciso que se busque
compreender que o fenômeno da seca, além de ser um problema de ordem
climática, relaciona-se ao contexto social e educacional dos discentes que convivem
nessa região. Neste escrito, problematizaremos de que forma o fenômeno da seca
apresenta implicações para as relações educacionais de aprendizagem, objetivando
compreender de que forma o fenômeno da seca acaba interferindo e alterando as
relações educacionais do semiárido paraibano, e nesta mesma vertente
identificando os efeitos provocados pela seca que mais afetam e prejudicam e
alteram as relações educacionais e de aprendizagem e descobrindo formas que
possibilitem uma convivência com a seca de forma a reduzir os danos por ela
causados ao âmbito educacional da região em estudo.
Descrição:
ALMEIDA, Tiago Lourenço de. As implicações da seca nas relações de ensino e aprendizagem na cidade de cachoeira dos Índios, PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.