Resumo:
A presente pesquisa parte do estilo historiográfico denominado Micro-história, em
que se adota uma postura investigativa de um objeto de estudo voltada para temas
particulares, sujeitos anônimos. Temáticas que para a historiografia tradicional
passariam despercebidas, mas que não deixam de ser relevantes para a produção
do conhecimento. Nesse caso, através de uma pesquisa-ação buscou-se analisar a
relação da comunidade estudantil, mais especificamente das séries finais do Ensino
Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso
da Silveira. A relação dos indivíduos com as brincadeiras já foi bastante estudada
por cientistas da educação, mas pouco analisada do ponto de vista da ciência
histórica. Vale ressaltar a indiscutível importância das brincadeiras para o
desenvolvimento cognitivo e psicológico dos indivíduos na fase infantil. Utilizando-se
de questionários e conversas em sala de aula foi possível constatar entre outras
informações que a faixa etária dos alunos já se enquadra na fase compreendida
como adolescência, e mesmo assim, estes continuam com o hábito de brincar.
Brincam frequentemente com brinquedos ou brincadeiras considerados tradicionais
e acompanhados de outros colegas. A maioria mora nas proximidades da escola,
em bairros considerados populares, onde se mantêm laços de amizade entre
vizinhos. É unânime a relação da brincadeira com a felicidade. Tal estudo
possibilitou aos alunos o entendimento de que a ciência histórica pode se utilizar de
variadas temáticas que envolvam a ação humana, sem perder sua relevância. O
que, na verdade, possibilita aos indivíduos envolvidos uma melhor compreensão dos
temas abordados, uma vez que, passam a integrar, a fazer parte da produção
historiográfica. Essa compreensão também promove um melhor aprendizado no
ensino de História.
Descrição:
ARAÚJO, Cristiane Raposo Sousa. Os modos de brincar na comunidade estudantil: uma abordagem (micro) histórica. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.