Resumo:
Este trabalho versou sobre Leitura e Letramento: as muitas facetas naFormação de Leitores.
Definiu-se como objetivo geral da pesquisa, suscitar reflexões sobre as muitas facetas
utilizadas na Formação de Leitores, a partir de práticas de leituras significativas, dinâmicas e
prazerosas. Para tanto, elegeu-se como objetivos específicos,identificar as possibilidades de
leitura na escola e analisar como o aluno reage às práticas de leitura em sala de aula. Quanto à
metodologia utilizada para a realização da pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, do
tipo de campo, realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado
Carlos Pessoa Filho, localizada em Aroeiras-Paraíba. Utilizou-se como sujeitos da pesquisa,
uma professora de Língua Portuguesa e uma amostragem equivalente a dez alunos, de uma
turma do 1º ano Ensino Médio. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um roteiro
de observação tanto para a professora, como para os alunos. Como resultado da pesquisa
pode-se inferir que é possível modificar a forma como vem sendo realizado o ensino de leitura
na sala de aula, de modo a oportunizar uma vivência prazerosa no ambiente já mencionado e
concomitante, o progresso individual e sobretudo social dos alunos. Isto é, promovendo a
estes, o gosto pela leitura e consequentemente, contribuindo para a Formação de Leitores.
Descrição:
LIMA, Maria Suelânia Araújo de. Leitura e letramento: as muitas facetas na formação de leitores. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.