UEPB - Repositório Digital

Relação professor-aluno e a importância do relacionamento afetivo entre professor e aluno

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, José de
dc.date.accessioned 2019-12-04T13:42:43Z
dc.date.available 2019-12-04T13:42:43Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 158.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21250
dc.description LIMA, José de. Relação professor-aluno e a importância do relacionamento afetivo entre professor e aluno. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Essa pesquisa investigou o desenvolvimento da relação professor – aluno, enquanto processo cognitivo e social. Analisando, principalmente, os aspectos que contribuem para a teoria do afeto / esforço e o aluno valorizando no professor as qualidades que os ligam afetivamente. Com base nas teorias de relevantes autores, que se dedicam ao estudo do processo da relação professor – aluno, “nasceu” o desejo de fato tais pesquisas poderiam ser confirmadas na prática do dia-a-dia. A pesquisa foi realizada com 10 docentes e 30 discentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Márcia Guedes, sediada em Belém – PB. O objetivo principal foi perceber como os professores avaliam a experiência pedagógica desenvolvida, utilizando-se da análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados. Para isso, foi elaborado um roteiro de entrevista que serviu de orientação para a pesquisa. A partir das respostas aos questionamentos da entrevista foi organizado um perfil dos professores e alunos. Em seguida foram analisados os pontos positivos e negativos conforme a percepção dos docentes e discentes. Várias considerações surgiram, entre os aspectos “positivos” destacados constatamos que a relação professor – aluno deferiu substancialmente os objetivos pretendidos com relação ao exercício democrático desenvolvido e exercidos pelos seus componentes durante a realização de suas etapas. Como aspecto “negativo” encontra-se atitude discriminatória que não é concebível, sobretudo, em uma relação professor – aluno. O autor pretende que, do seu estudo, haja contribuições úteis para as pessoas envolvidas com a causa dos movimentos sociais e educacionais. Diante dessa realidade, destaca-se como papel importante o incentivo instaurado na relação professor – aluno como instrumento de transformação cognitiva e social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Relação pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Relação professor-aluno e a importância do relacionamento afetivo entre professor e aluno pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta