Resumo:
A eficiência é um dos princípios mais importantes previsto na Constituição Federal
de 1988, vivemos um momento em que se busca a “nova gestão pública”, ou seja,
um atendimento de excelência ao cidadão, para isso verificar-se-á a importância da
utilização de um instrumento que padroniza processos e funções administrativas
para facilitar a comunicação entre setores de uma organização, além de uma clareza
maior das tarefas dos funcionários que estão inseridos dentro de uma estrutura
organizacional, esse instrumento é um manual administrativo conhecido como
Manual de Instruções de Trabalho. Além disso, conheceremos um pouco sobre o
tema administração pública. A metodologia utilizada neste trabalho teve como base
a pesquisa bibliográfica/estudo de caso, onde foram utilizados livros dos principais
autores sobre o referido tema, além de artigos da internet e outras publicações
relevantes ao trabalho, temos como base para análise o Manual de Instruções de
Trabalho da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Considerando que
administração pública em sua maioria ainda carece de uma profissionalização para
melhor atender ao público, serão analisadas as principais benesses do manual
citado anteriormente para que os funcionários públicos, seja em qualquer esfera,
tenham uma maior eficiência em suas funções.
Descrição:
MARQUES, Felipe Gomes. Manual de instruções de trabalho no setor público - Um estudo de caso. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.