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A escola é ambiente rico em memórias. Assim como outras instituições escolares, a Escola Normal é espaço de relações sociais, culturais, políticas e de poder em Campina Grande, e foi alvo durante período da Ditadura Militar, o mais sensível da sociedade civil brasileira. Tendo como objeto de estudo a Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, este trabalho tem o princípio de problematizar duas questões centrais. Em primeiro lugar apresentamos a Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia no contexto da História da Educação Campinense e seu surgimento sobretudo no contexto de mudanças que pairavam na cidade de Campina Grande entre os anos de 1968 e 1978. Temos como foco também pensar as práticas educacionais nesta instituição no âmbito da Ditadura Militar e como naquela época o projeto de educação dos governos militares trouxe implicações nas ações educativas desenvolvidas na escola. Deste modo, marcamos o trajeto da escola a partir das reflexões sobre educação dos governos militares trouxeram implicações e impactos nas ações educativas desenvolvida na Escola Normal. Deste modo, marcamos o trajeto da escola partindo de reflexões sobre a educação brasileira tomando como base as “leis orgânicas de ensino” de 1946 e as mudanças do projeto político educacional da Ditadura Militar. Apresentamos a cultura escolar neste espaço, sobretudo, no período considerado mais autoritário e conservador da Ditadura Militar, o período iniciado pela promulgação do Ato Institucional nº 5 (1968-1978). Nossa premissa é que a cultura escolar foi reprimida com o desígnio de coibir práticas consideradas “ideologicamente contrárias ao regime vigente”. A pesquisa realizada tem respaldo documental a partir do Arquivo José Agripino e de jornais como o Diário da Borborema e o Jornal da Paraíba. Metodologicamente, partimos do método indiciário de Carlos Ginzburg, na busca de problematizar as fontes no intuito de relacionar a memória e a cultura escolar. Dialogar-se-á também com os teóricos de memória, como Michel Pollack (1989) e Pierre Nora (1997), bem como com o conceito de cultura escolar com Dominique Julia (1995) e de Escolano Benito (2017). Através desta pesquisa, podemos compreender a importância do trabalho com memória e cultura escolar para discutir sobre o trajeto histórico de Escola Normal Estadual. Esta instituição foi marcada por transformações e estas trouxeram implicações para sua trajetória a partir do período que tomamos com estudo. |
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