Resumo:
Este trabalho teve como principal objetivo a realização de um estudo que ajudasse a entender como os deficientes visuais vivem e como realizam suas atividades. Atualmente, muito se tem falado sobre a cidadania da pessoa com deficiência visual, seus direitos e deveres para com a sociedade. Ou seja, discutem-se questões ligadas ao deficiente visual e à necessidade de que ocupe o espaço que lhe compete como cidadão integrado socialmente. Em vista dessas discussões, foi desenvolvido um trabalho de pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa no Centro Educacional Especializado Irmã Benigna na cidade de Patos/PB com 07 (sete) deficientes visuais com idades entre 36 e 50 anos. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários e entrevistas com professores e alunos a fim de entender os desafios e superações que os deficientes visuais possuem em trabalhar com materiais e novas tecnologias para facilitar sua aprendizagem. Diante das análises dos resultados foi percebido a grande capacidade de aprendizagem e superação que essas pessoas possuem, e também, do despreparo dos professores para se relacionar com essas pessoas, acarretando mais um obstáculo a ser superado entre tantos enfrentados dia após dia, mas que não são suficientes para desanimá-los, pois a força de vontade é maior que as diferenças.
Descrição:
AMORIM, M. B. de L. Traumas, superações e conquistas enfrentados por alunos cegos do Centro Educacional Irmã Benigna. 2012. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.