Resumo:
Este estudo tem como objetivo principal verificar se o Projeto Pedagógico do Curso de
Filosofia (PPCF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está ou não em sintonia com
os pressupostos do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Governo Federal. Os temas a
serem abordados destacam a formação para a docência e o PRP na UEPB, tendo como viés o
PPCF, aprovado pelos conselhos universitários no ano de 2016. À pesquisa apresenta os
componentes curriculares oferecidos pelo curso que são voltados para a formação docente,
com a intencionalidade de se verificar na prática se as primeiras experiências do aluno em sala
de aula visam o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos discentes do curso de
Filosofia em consonância com o PRP. Em um segundo momento, um questionário foi
aplicado aos alunos partícipes do programa residência pedagógica em Filosofia da UEPB,
com o intuito de quantificar e qualificar suas respostas sobre as bases que sustentam a
implementação do programa nas IES públicas com a realidade da formação e prática do
alunado para a atuação docente. O estudo caracteriza-se como um diagnóstico ao apontar
questões postas à reflexão pela pesquisadora após o diálogo entre as respostas dadas pelos
residentes e as proposituras do PPCF e do PRP para a formação docente.
Descrição:
BEZERRA, C. C. Diagnóstico do Programa de Residência Pedagógica - PRP, da UEPB: a formação docente no curso de licenciatura em filosofia. 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.