Resumo:
Este trabalho tem como objetivo relatar experiências desenvolvidas na a abordagem dos
conteúdos geográficos em turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal
Luiz Ventura, localizada na comunidade Lagoa de Pedra, município de Casinhas-PE. A
discussão proposta justifica-se mediante a necessidade premente da reflexão sobre as práticas
desenvolvidas no âmbito da disciplina, as quais devem primar por um aprendizado mais
significativo e prazeroso para o aluno. A partir de estudo de caso, foram propostos caminhos
alternativos que possibilitassem a dinamização das aulas e a maior articulação entre as escalas
local-regional-global dentro dos assuntos estudados. Para tanto, foram usados recursos
didáticos como filmes, vídeos, literatura de cordel, Google Earth e maquetes, por meio da
concepção de uma disciplina voltada para as transformações dos lugares com os quais se
relacionam o educador e o educando. Os resultados obtidos a partir da implementação das
ações planejadas mostraram-se bastante positivos, tendo em vista a crescente participação dos
alunos nas aulas e na construção de um conhecimento geográfico mais concreto no qual eles
passaram a se perceber como agentes geográficos atuantes nas transformações espaciais.
Descrição:
SANTOS, J. I. dos. Relato de experiências no ensino de Geografia na Escola Pública do Município de Casinhas/PE. 2019. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.