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O presente trabalho tem por finalidade discutir os problemas relacionados à degradação e
poluição do Rio Piranhas, destacando a Água como um bem natural e essencial à manutenção
da vida em nosso Planeta, como também enfocando fatores como a conscientização, o
conhecimento e os saberes populares trazidos pelos alunos, a fim de propor metas e ações
dentro de uma dimensão da Educação Ambiental nas Escolas para que, a partir disso, sejam
capazes de provocar mudanças de atitudes e de valores e estimulem a reflexão crítica sobre a
situação dos recursos hídricos na cidade de Paulista-PB. Esta pesquisa também procurou
analisar diversos fatores a fim de entender de forma mais criteriosa a situação das Águas
utilizadas pela população, onde foi necessário desvendar os principais meios de poluidores, a
qualidade da Água e o destino da rede de esgotos. Por fim, verificamos de que forma as
escolas têm trabalhado as questões ambientais, principalmente no que diz respeito da Água
que em caso de contaminação pode afetar a saúde humana e para isso realizamos uma
pesquisa qualitativa e quantitativa em duas Escolas estaduais de ensino médio, com cerca de
duzentos alunos entrevistados, numa faixa etária de 15 a 23 anos que residem na zona urbana
da cidade. Em síntese, os dados coletados evidenciam que a Educação Ambiental não está
inserida no currículo das Escolas de forma efetiva, havendo assim a necessidade de se
implementar projetos com objetivos e metas a cumprir, a fim de conscientizar a população
sobre a qualidade do meio em que vivem, utilizando-o de forma mais eficaz e
consequentemente a Escola estará cumprindo o seu papel de formadora de cidadãos críticos,
capacitados e participativos na sociedade em que estão inseridos. |
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