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Aprender e brincar: o lúdico e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem à luz de Piaget e Vygotsky

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dc.contributor.author Aleixo, Lucenilda Tomé
dc.date.accessioned 2020-01-14T13:20:14Z
dc.date.available 2020-01-14T13:20:14Z
dc.date.issued 2019-12-03
dc.identifier.other CDD 370.152
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21424
dc.description ALEIXO, L. T. Aprender e brincar: o lúdico e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem à luz de Piaget e Vygotsky. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A contemporaneidade nos leva a observar a relevância do aspecto recreativo, em função do desenvolvimento de novas bases pedagógicas, como colaborador no processo de ensino e, consequentemente, ao processo de aprendizagem. O lúdico está associado a jogos, brincadeiras, prazer, interesse, dinamismo, interatividade, diversão, além de ajudar a desenvolver a criatividade e proporcionar bem-estar aos alunos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar a importância da brincadeira no processo de ensino e aprendizagem na infância à luz das contribuições teóricas de Vygotsky e Piaget. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, contemplando os estudos de Piaget e Vygotsky sobre desenvolvimento aprendizagem, enfocando de forma mais central, as ideias dos autores sobre a importância das brincadeiras, brinquedos e jogos na infância. Em nossas análises, percebemos que, para os teóricos, o brincar é uma ferramenta necessária no desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetiva e físicas das crianças, de forma que as atividades lúdicas realizadas na escola, não podem ser encaradas apenas como recreação e diversão, mas como essenciais no processo ensino-aprendizagem. Deste modo, cabe ao professor utilizar a ludicidade como ferramenta importante para que o ensino/aprendizagem ocorra de forma espontânea, divertida e, principalmente significativa. No entanto, é necessário que selecionem os jogos e brincadeiras de acordo com as capacidades cognitivas dos seus alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Ma. Joana Dar’K Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento cognitivo pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Brincadeiras educativas pt_BR
dc.subject Aprendizagem escolar pt_BR
dc.title Aprender e brincar: o lúdico e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem à luz de Piaget e Vygotsky pt_BR
dc.type Other pt_BR


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