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A contemporaneidade nos leva a observar a relevância do aspecto recreativo, em função do desenvolvimento de novas bases pedagógicas, como colaborador no processo de ensino e, consequentemente, ao processo de aprendizagem. O lúdico está associado a jogos, brincadeiras, prazer, interesse, dinamismo, interatividade, diversão, além de ajudar a desenvolver a criatividade e proporcionar bem-estar aos alunos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar a importância da brincadeira no processo de ensino e aprendizagem na infância à luz das contribuições teóricas de Vygotsky e Piaget. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, contemplando os estudos de Piaget e Vygotsky sobre desenvolvimento aprendizagem, enfocando de forma mais central, as ideias dos autores sobre a importância das brincadeiras, brinquedos e jogos na infância. Em nossas análises, percebemos que, para os teóricos, o brincar é uma ferramenta necessária no desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetiva e físicas das crianças, de forma que as atividades lúdicas realizadas na escola, não podem ser encaradas apenas como recreação e diversão, mas como essenciais no processo ensino-aprendizagem. Deste modo, cabe ao professor utilizar a ludicidade como ferramenta importante para que o ensino/aprendizagem ocorra de forma espontânea, divertida e, principalmente significativa. No entanto, é necessário que selecionem os jogos e brincadeiras de acordo com as capacidades cognitivas dos seus alunos. |
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