UEPB - Repositório Digital

O filme como recurso didático em aulas de língua espanhola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Raiany Pricila da
dc.date.accessioned 2020-01-14T15:45:08Z
dc.date.available 2020-01-14T15:45:08Z
dc.date.issued 2019-12-11
dc.identifier.other CDD 371.33523
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21459
dc.description SILVA, R. P. O filme como recurso didático em aulas de língua espanhola. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]. pt_BR
dc.description.abstract Ensinar uma língua estrangeira não é uma tarefa fácil, estamos lidando com algo diferente do que estamos acostumados, um idioma novo, uma cultura nova. Se o ensino não acontece de forma proveitosa e instigante, a rejeição à disciplina de língua estrangeira pode ocorrer já no início das aulas. É preciso que o professor busque sempre novas metodologias e materiais de apoio, sempre refletindo sobre sua aula e como renovar suas práticas. Portanto, o presente artigo tem como objetivo apresentar o uso de filmes como um recurso didático para ser usado nas aulas de língua espanhola, busca instigar os professores a aderirem a este recurso diante das reflexões de seus benefícios aqui apresentados. Mostraremos, ainda, algumas abordagens que podem ser trabalhadas através do filme como sugestão. A escolha desse tema surgiu a partir de uma experiência ocorrida na participação no programa PIBID/ESPANHOL, onde foi proposto, no primeiro ano, o trabalho somente com apoio do livro didático, e no ano seguinte, a proposta de se trabalhar o ensino de língua espanhola através das artes, cuja primeira a ser abordada foi o filme. Por ter sido notório logo no início das aulas os resultados positivos que o filme estava trazendo e ter se intensificado durante todas as aulas seguintes, surgiu o desejo de compartilhar com outros professores a eficácia desse recurso dentro das aulas de língua. Neste trabalho, falaremos um pouco sobre o surgimento do cinema, o filme como recurso didático, a gramática normativa funcional, a sociolinguística e por ultimo falaremos sobre cultura e interculturalidade. Mostraremos como o filme pode contribuir para trabalhar essas temáticas em sala de aula. O trabalho tem caráter bibliográfico e teórico, nosso propósito é refletir sobre os benefícios do cinema de acordo as teorias vistas e se refere a uma pesquisa de cunho qualitativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Ma. Aline Carolina Ferreira Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da língua espanhola pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Filmes pt_BR
dc.title O filme como recurso didático em aulas de língua espanhola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta