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Ensinar uma língua estrangeira não é uma tarefa fácil, estamos lidando com algo diferente do que estamos acostumados, um idioma novo, uma cultura nova. Se o ensino não acontece de forma proveitosa e instigante, a rejeição à disciplina de língua estrangeira pode ocorrer já no início das aulas. É preciso que o professor busque sempre novas metodologias e materiais de apoio, sempre refletindo sobre sua aula e como renovar suas práticas. Portanto, o presente artigo tem como objetivo apresentar o uso de filmes como um recurso didático para ser usado nas aulas de língua espanhola, busca instigar os professores a aderirem a este recurso diante das reflexões de seus benefícios aqui apresentados. Mostraremos, ainda, algumas abordagens que podem ser trabalhadas através do filme como sugestão. A escolha desse tema surgiu a partir de uma experiência ocorrida na participação no programa PIBID/ESPANHOL, onde foi proposto, no primeiro ano, o trabalho somente com apoio do livro didático, e no ano seguinte, a proposta de se trabalhar o ensino de língua espanhola através das artes, cuja primeira a ser abordada foi o filme. Por ter sido notório logo no início das aulas os resultados positivos que o filme estava trazendo e ter se intensificado durante todas as aulas seguintes, surgiu o desejo de compartilhar com outros professores a eficácia desse recurso dentro das aulas de língua. Neste trabalho, falaremos um pouco sobre o surgimento do cinema, o filme como recurso didático, a gramática normativa funcional, a sociolinguística e por ultimo falaremos sobre cultura e interculturalidade. Mostraremos como o filme pode contribuir para trabalhar essas temáticas em sala de aula. O trabalho tem caráter bibliográfico e teórico, nosso propósito é refletir sobre os benefícios do cinema de acordo as teorias vistas e se refere a uma pesquisa de cunho qualitativo. |
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