Resumo:
A Escola Tobias Remígio foi escolhida por situar-se na Zona Rural e seu público de alunos ser totalmente infantil e não ter acesso a aulas de educação física regularmente. Os resultados que obtive foram bastante satisfatórios e positivos. Dentre as dificuldades encontradas a timidez e a falta de socialização foram as mais aparentes e após as atividades ministradas com os conteúdos e atividades lúdicos associados a Dança as mesmas crianças tornaram-se mais participativas e dedicadas. A socialização melhorou e evoluiu rapidamente, a coordenação motora teve uma evolução notável e eficaz, aprenderam a distinguir as direções e a força muscular aumentou, as aulas a cada dia mais divertidas e a capacidade de decorar e executar os movimentos e a atenção e reflexo aumentaram. A Dança em todos os circuitos e exercícios ajudou na execução dos mesmos.
A dança na Educação física associada as atividades lúdicas tanto melhora como facilita o desenvolvimento e aprendizado infantil trazendo em sua metodologia o conforto, a socialização e explosão da criatividade infantil tendo como resultado a melhora e aprimoramento nos aspectos físicos, coordenação, musculatura, condicionamento entre outros. As atividades propostas no estágio visaram mostrar os resultados positivos qualitativos ao unir a dança com as práticas lúdicas, chamar a atenção para sua eficácia no que se diz respeito a facilitação durante os exercícios, dinâmicas, circuitos e as demais atividades e fundamentos das modalidades da Educação Física.
Descrição:
ANDRADE, D. B. B. A dança e as práticas lúdicas na Educação Infantil. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].