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Educação inclusiva como um direito humano: uma análise da educação inclusiva no município de Monteiro-PB

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dc.contributor.author Araújo, André Marcos de Souza
dc.date.accessioned 2020-01-15T12:00:58Z
dc.date.available 2020-01-15T12:00:58Z
dc.date.issued 2019-12-10
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21471
dc.description ARAÚJO, A. M. S. Educação inclusiva como um direito humano: uma análise da educação inclusiva no município de Monteiro-PB. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho trata da Educação Inclusiva como um direito humano e a formação de professores. Assim, foi o objetivo principal sondar como vinha sendo realizada a inclusão no município de Monteiro-PB, como também, buscou-se identificar as concepções de ensino aprendizagem em relação a inclusão social dos envolvidos, analisar a historicidade das pessoas com deficiência ao longo dos séculos e verificar se a inclusão no sistema educacional monteirense atende aos ditames do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Participaram deste estudo 3 famílias (sendo compostas por um pai, uma mãe e uma mãe solteira), uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma professora e uma coordenadora do Núcleo de Assistência Psicossocial Educacional (NAPSE). Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas à medida que os participantes se sentissem à vontade para participar. Os resultados apontaram que mudanças no sentido de aplicar as leis vigentes e também do ensino aprendizagem vem sendo feitas. Tratando de uma pesquisa Survey-39 e um estudo qualitativo, a pesquisa mostrou que a concepção de ensino e escola inclusiva caminham em direção a teoria. Os educadores acreditam ser possível a inclusão escolar dessas crianças por acreditarem na eficácia das salas especializadas do AEE e do apoio do NAPSE, os pais também percebem maior rendimento escolar dos seus filhos e a melhoria no seu desenvolvimento em nível social, ou seja, a escola regular do município está preparada, e sempre se adequando a diversas deficiências buscando melhorias para o seu desenvolvimento. É um direito humano que todo individuo tenha direito as mesmas oportunidades para adquirir conhecimentos, desenvolver suas capacidades e exercer a cidadania, fazendo com que desse modo venha a se integrar completamente ao meio social. O município mostrou-se preparado e amparado por uma boa infraestrutura e professores capacitados para receber os educandos com deficiência e para o seu pleno desenvolvimento, podendo assim se desenvolver e integrar-se a vida escolar e social. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr. Melânia Nóbrega Pereira de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Direitos humanos pt_BR
dc.subject Formação de professores (Educação especial) pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado (AEE) pt_BR
dc.title Educação inclusiva como um direito humano: uma análise da educação inclusiva no município de Monteiro-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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