UEPB - Repositório Digital

Literatura, poema e percepção infantil: um olhar a partir da turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, Sertânia-PE

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Josefa Adriana
dc.date.accessioned 2020-01-15T12:02:41Z
dc.date.available 2020-01-15T12:02:41Z
dc.date.issued 2019-12-11
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21474
dc.description ALVES, J. A. Literatura, poema e percepção infantil: um olhar a partir da turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, Sertânia-PE. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]. pt_BR
dc.description.abstract O ensino em Língua Portuguesa atualmente está necessitando da utilização de métodos de ensino que levem o aluno a perceber-se como parte do processo de ensino e aprendizagem. A utilização do gênero textual poema é uma dessas possibilidade, pois além do seu caráter atrativo e técnico, este tipo de texto pode levar o aluno a desenvolver sua prática de leitura através de diferentes momentos em sala de aula, pincipalmente quando o professor de Língua Portuguesa promove momentos de interação, com aulas atrativas. Diante destas considerações o estudo teve como objetivo analisar os conhecimentos e percepções de alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I sobre a literatura e o gênero literário poema a partir de estratégias de mediação leitora utilizadas pelo professor. A metodologia, nesse sentido, foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa de observação não-participante, produção de redações e poemas, bem como roda de conversa em uma turma do 4º Ano da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, localizada no município de Sertânia, estado de Pernambuco. Percebeu-se como conclusão que a intervenção por meio da observação e da escuta dos alunos foi importante para analisar a percepção dos alunos sobre literatura e poema, e observou-se que descreveram seus conhecimentos de forma específica e clara, através da produção textual e, principalmente, pela oralidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Ma. Christina Gladys de Mingareli Nogueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da língua portuguesa pt_BR
dc.subject Métodos de ensino pt_BR
dc.subject Gênero textual (poema) pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental I pt_BR
dc.title Literatura, poema e percepção infantil: um olhar a partir da turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, Sertânia-PE pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta