dc.contributor.author |
Feitoza, Joseilma Josefa |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-15T12:03:30Z |
|
dc.date.available |
2020-01-15T12:03:30Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 780 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21476 |
|
dc.description |
FEITOZA, J. J. Mulher, amor e dor: representações em composições de Dejinha de Monteiro. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo estuda a representação da mulher composições de Dejinha de Monteiro, um cantor e compositor de Monteiro – PB. Para tanto, escolhemos cinco composições que fazem parte do álbum ―Pra falar a verdade‖, que foi lançado em 2016: ―Pra falar a verdade‖, ―choro por ela‖, ―ainda choro de amor por ela‖, ―amor e saudade‖ e ―Recado de um passarinho‖. A nossa análise respalda-se nos estudos de Telles (1999), Alves e Pitanguy (1981), Duarte (2003), Pereira (2013), Narvaz e Koller (2006), Nasio (1997), Del Priori (2005) uma vez que tais estudiosos/as refletem acerca do lugar da mulher e dos discursos sobre a figura feminina em nossa sociedade, em especial em manifestações culturais como a música. Objetivamos compreender qual o perfil de mulher que veicula o discurso musical criado por Dejinha de Monteiro e até que ponto as imagens que o compositor monteirense cria dialogam com a forma como o discurso patriarcal, historicamente, representou o feminino em nossa cultura. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Prof. Dr. Marcelo Medeiros da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Mulher |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Forró pé de serra |
pt_BR |
dc.subject |
Dejinha de Monteiro (Cantor) |
pt_BR |
dc.title |
Mulher, amor e dor: representações em composições de Dejinha de Monteiro |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |