Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por objetivo discutir as questões que
permeiam o cotidiano escolar do professor alfabetizador, com ênfase nos desafios enfrentados
em sala de aula por esses profissionais, pois, muitas vezes, o alfabetizador se depara com
obstáculos que limitam seu trabalho e retardam o processo de ensino aprendizagem dos
alunos. Dessa forma, analisando a prática diária da professora Francileide Sá, e considerando
as contribuições teóricas de autores como: Cambi (1999), Ferreiro (1985), Lemle (1988),
Nérici (1972), Piaget (1977), Poerch (1990) pudemos refletir teoricamente, e na prática como
se dá o desafio de alfabetização dos alunos em sala de aula. Constatando que alguns dos
desafios enfrentados pelo alfabetizador são a pouca formação focada na alfabetização, a falta
de participação dos pais na vida escolar dos filhos e o alto índice de indisciplina presente em
sala de aula. Mediante estes resultados, concluiu-se que para superar os desafios propostos, o
educador deve agir em conjunto com a comunidade escolar e com os pais para rever ações e
criar outras medidas no intuito de oferecer uma educação qualitativa ao aluno.
Descrição:
SILVA, Gilcélia Santos da. Desafios encontrados pelos professores nas salas de aula de alfabetização na E.M.E.I.F. Antônio José de Andrade - Município de Mogeiro-PB. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.