Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de uma ação pedagógica realizada numa
escola de Ensino Fundamental I, situada no município de Mogeiro-PB. Para a realização de
tal ação foi utilizado como embasamento teórico as diretrizes da BNCC e teóricos acerca da
importância da literatura infantil no processo de aprendizagem. Para tanto analisou-se o fazer
pedagógico na sala de aula de Ensino Infantil, com os objetivos de desenvolver e explorar a
linguagem oral e escrita, utilizando técnicas de dramatizar e fazer recontos através da
contação de história; desenvolver o hábito de ouvir com atenção, a fim de florescer o
pensamento logico e a rapidez de raciocínio; enriquecer e ampliar o vocabulário; e ampliar
atenção e coordenação motora fina e ampla. Portanto durante a realização da ação pedagógica
pode-se contemplar a importância da literatura infantil no processo da aprendizagem e no
desenvolvimento pleno do ser, como também avaliar a importância de usa-la como ferramenta
durante o processo de construção do saber. Por fim, pode-se perceber que os objetivos
propostos inicialmente foram alcançados, e além de ter sido uma experiência reveladora e de
grande valia na construção do saber pedagógico, pode se perceber também a contribuição com
a sala de aula onde foi realizada a ação, tanto para as crianças quanto a supervisora.
Descrição:
SILVA, Lucileide Severina da Silva. A importância da literatura infantil no processo de aprendizagem: ação pedagógica na cidade de Mogeiro-PB. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.