Resumo:
Este relato destina-se a refletira acerca do processo de ensino aprendizagem em nível de
alfabetização, no que diz respeito à aquisição da leitura e da escrita. Para isso, buscamos o
suporte teórico em: Carleti (2007); Freire (1989); Ferreiro (2011); Souza (1997); Cardoso e
Peloso (2007); Santos & Lunardelli (2010) e outros. A partir disto, apontamos concepções de
leitura e escrita numa concepção de psicolinguística sobre linguagem. Além disso, discutimos
sobre a importância do trabalho com escrita e leitura na prática pedagógica para o
desenvolvimento de habilidades próprias desses processos. Esse trabalho deve ser constante
em sala de aula, pois além de ampliar a própria visão do docente quanto ao desenvolvimento
do ensino-aprendizagem em sua prática, contribui para formação de indivíduos capazes de
dominar conhecimentos necessários para exercício da cidadania, ou seja, torná-los conscientes
de seu papel social. Dessa forma, tivemos como objetivo analisar as dificuldades encontradas,
no processo de aquisição da leitura e da escrita, durante o estágio supervisionado III, no
ensino fundamental I, em uma turma na qual sou a professora titular, ou seja, uma escola
pública municipal, que fica localizada em Fagundes-PB.
Descrição:
SILVA, Roberta Brito da. Dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos da escola pública municipal José Inácio Taveira – Fagundes/PB. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.