UEPB - Repositório Digital

Dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos da Escola Pública Municipal José Inácio Taveira - Fagundes/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Roberta Brito da
dc.date.accessioned 2020-01-23T14:51:11Z
dc.date.available 2020-01-23T14:51:11Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21487
dc.description SILVA, Roberta Brito da. Dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos da escola pública municipal José Inácio Taveira – Fagundes/PB. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este relato destina-se a refletira acerca do processo de ensino aprendizagem em nível de alfabetização, no que diz respeito à aquisição da leitura e da escrita. Para isso, buscamos o suporte teórico em: Carleti (2007); Freire (1989); Ferreiro (2011); Souza (1997); Cardoso e Peloso (2007); Santos & Lunardelli (2010) e outros. A partir disto, apontamos concepções de leitura e escrita numa concepção de psicolinguística sobre linguagem. Além disso, discutimos sobre a importância do trabalho com escrita e leitura na prática pedagógica para o desenvolvimento de habilidades próprias desses processos. Esse trabalho deve ser constante em sala de aula, pois além de ampliar a própria visão do docente quanto ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem em sua prática, contribui para formação de indivíduos capazes de dominar conhecimentos necessários para exercício da cidadania, ou seja, torná-los conscientes de seu papel social. Dessa forma, tivemos como objetivo analisar as dificuldades encontradas, no processo de aquisição da leitura e da escrita, durante o estágio supervisionado III, no ensino fundamental I, em uma turma na qual sou a professora titular, ou seja, uma escola pública municipal, que fica localizada em Fagundes-PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Marilene Dantas Vigolvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos da Escola Pública Municipal José Inácio Taveira - Fagundes/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta