Resumo:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do
Ministério da Educação, que visa a melhor formação dos estudantes de licenciatura,
fomentando a iniciação à docência. O presente artigo visa analisar como o (PIBID) contribui
na formação inicial de professores do curso de Geografia da Universidade Estadual da
Paraíba, observando a experiência do Programa para a prática pedagógica e, ainda discutir os
desafios e perspectivas do ensino de Geografia na Educação Básica, além de destacar as
experiências de atuação no Ensino Médio. O referente estudo será realizado na perspectiva da
pesquisa qualitativa, centrado na explicação das dinâmicas sociais, sobretudo desenvolvidas
no ambiente escolar da E.E.E.F.M. Prof. José Soares de Carvalho. Sendo assim, O PIBID
proporcionou maior criatividade dos alunos bolsistas por meio de atividades desenvolvidas a
partir de metodologias ativas para auxiliar os alunos no seu processo de ensino-aprendizagem.
Dentre as atividades desenvolvidas, pode-se citar a “Oficina de Produção de Mapas” que teve
por objetivo colaborar com o ensino da Geografia, exibindo uma metodologia de ensino que
pode ser utilizada pelos professores nas aulas desse componente curricular. Por fim, o PIBID
é um programa consolidado por meio de uma iniciativa importante no tocante a formação
acadêmica em cursos de licenciatura que busca estreitar os laços entre o ensino superior e o
ensino básico.
Descrição:
RIBEIRO, A. T. C. A intervenção do PIBID Geografia na educação básica: relatos da experiência de formação docente na Escola Professor José Soares de Carvalho. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.