UEPB - Repositório Digital

A intervenção do PIBID Geografia na educação básica: relatos da experiência de formação docente na Escola Professor José Soares de Carvalho

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Andrey Thalisson Cavalcante
dc.date.accessioned 2020-01-24T14:31:21Z
dc.date.available 2020-01-24T14:31:21Z
dc.date.issued 2019-11-29
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21501
dc.description RIBEIRO, A. T. C. A intervenção do PIBID Geografia na educação básica: relatos da experiência de formação docente na Escola Professor José Soares de Carvalho. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Ministério da Educação, que visa a melhor formação dos estudantes de licenciatura, fomentando a iniciação à docência. O presente artigo visa analisar como o (PIBID) contribui na formação inicial de professores do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, observando a experiência do Programa para a prática pedagógica e, ainda discutir os desafios e perspectivas do ensino de Geografia na Educação Básica, além de destacar as experiências de atuação no Ensino Médio. O referente estudo será realizado na perspectiva da pesquisa qualitativa, centrado na explicação das dinâmicas sociais, sobretudo desenvolvidas no ambiente escolar da E.E.E.F.M. Prof. José Soares de Carvalho. Sendo assim, O PIBID proporcionou maior criatividade dos alunos bolsistas por meio de atividades desenvolvidas a partir de metodologias ativas para auxiliar os alunos no seu processo de ensino-aprendizagem. Dentre as atividades desenvolvidas, pode-se citar a “Oficina de Produção de Mapas” que teve por objetivo colaborar com o ensino da Geografia, exibindo uma metodologia de ensino que pode ser utilizada pelos professores nas aulas desse componente curricular. Por fim, o PIBID é um programa consolidado por meio de uma iniciativa importante no tocante a formação acadêmica em cursos de licenciatura que busca estreitar os laços entre o ensino superior e o ensino básico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Michele Kely Moraes Santos Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.title A intervenção do PIBID Geografia na educação básica: relatos da experiência de formação docente na Escola Professor José Soares de Carvalho pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta