Resumo:
Nesse relatório é apresentado a prática pedagógica de intervenção realizada em uma turma de
alunos da educação infantil da Escola Isidro Joaquim dos Santos localizada no sítio Grotão,
município de Puxinanã/PB. Em que contempla as asserções teórico-metodológicas que vêm o
lúdico um instrumento que leva a criança a uma aprendizagem significativa e real. As práticas
relacionadas ao lúdico tornam-se ferramentas para a experiência de ensino, de modo a
conduzir uma prática para que os alunos desenvolvam a capacidade de recriar mundos,
estabelecer significações através da dança, da música e das brincadeiras melhorar a sua
aprendizagem. Para tanto, a partir de um projeto fomentado pelas disciplinas pedagógicas do
curso de Pedagogia da UEPB, os procedimentos foram realizados em cumprimento às
atividades requeridas na disciplina de Estágio Supervisionado II, e se deu em dois processos:
pela observação e pela ação interventiva em sala de aula. As observações realizadas em sala
de aula possibilitaram a elaboração do projeto de intervenção. Para o desenvolvimento das
atividades de forma lúdica, prazerosa para a aprendizagem das crianças, seguiu-se um roteiro
de sequência didática. Os procedimentos com elementos lúdicos suscitaram a interação das
crianças face aos elementos trabalhados da cultura popular que têm uma tradição forte e
expressiva entre eles, tendo como foco os conhecimentos da festividade regional e local para
desenvolver os direitos de aprendizagem dos discentes.
Descrição:
LIMA, Ana Lúcia Dantas. A importância do lúdico: uma experiência de ensino na educação infantil. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.