Resumo:
O presente relato tem como objetivo destacar a importância de se trabalhar com
fábulas na educação infantil. Esse gênero textual literário caracteriza-se como
pequenas narrativas que sempre transmitem algum ensinamento, pois tratam de
temas relacionados à sociedade, seus costumes e atitudes. As histórias são
contadas por meio de animais que possuem atributos humanos, ou seja, eles falam,
agem e pensam como seres humanos. Assim, as histórias contadas instigam a
imaginação, a criatividade e a fantasia, contribuindo na formação da personalidade
da criança, uma vez que envolve o sócio e o afetivo. Desse modo, a ludicidade e a
afetividade presentes nessas histórias são trabalhadas na prática pedagógica,
tornando-se essenciais para a aprendizagem das crianças. Esse exemplo é um
instrumento valioso que o professor da educação infantil tem como aliado para
atingir o desenvolvimento integral da criança. Portanto, o lúdico e a afetividade,
como facilitadores na aprendizagem da criança, ao mesmo tempo em que
proporcionam uma relação mais próxima entre professor/educando, contribui para o
bem estar dela e em sua progressiva construção de valores, logo, possibilitando aos
educadores não só conhecê-las e ajudá-las, mas também estimulá-las a valorizar
cada vez mais essa relação lúdico/afetiva, que poderá garantir um
ensino/aprendizagem mais significativo para ambos.
Descrição:
ALVES, Francileide Souza. Ludicidade e afetividade: sua importância na educação infantil na Escola Pública Municipal Tancredo Neves - Aroeiras/PB. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.