Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21506
Título: Ludicidade e afetividade: sua importância na educação infantil na Escola Pública Municipal Tancredo Neves - Aroeiras/PB
Autor(es): Alves, Francileide Souza
Palavras-chave: Educação infantil
Ludicidade
Afetividade
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: O presente relato tem como objetivo destacar a importância de se trabalhar com fábulas na educação infantil. Esse gênero textual literário caracteriza-se como pequenas narrativas que sempre transmitem algum ensinamento, pois tratam de temas relacionados à sociedade, seus costumes e atitudes. As histórias são contadas por meio de animais que possuem atributos humanos, ou seja, eles falam, agem e pensam como seres humanos. Assim, as histórias contadas instigam a imaginação, a criatividade e a fantasia, contribuindo na formação da personalidade da criança, uma vez que envolve o sócio e o afetivo. Desse modo, a ludicidade e a afetividade presentes nessas histórias são trabalhadas na prática pedagógica, tornando-se essenciais para a aprendizagem das crianças. Esse exemplo é um instrumento valioso que o professor da educação infantil tem como aliado para atingir o desenvolvimento integral da criança. Portanto, o lúdico e a afetividade, como facilitadores na aprendizagem da criança, ao mesmo tempo em que proporcionam uma relação mais próxima entre professor/educando, contribui para o bem estar dela e em sua progressiva construção de valores, logo, possibilitando aos educadores não só conhecê-las e ajudá-las, mas também estimulá-las a valorizar cada vez mais essa relação lúdico/afetiva, que poderá garantir um ensino/aprendizagem mais significativo para ambos.
Descrição: ALVES, Francileide Souza. Ludicidade e afetividade: sua importância na educação infantil na Escola Pública Municipal Tancredo Neves - Aroeiras/PB. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21506
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francicleide Souza Alves.pdfPDF - Francicleide Souza Alves689.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.