Resumo:
A Educação Infantil é a primeira fase da Educação Básica, tendoo brincar como um dos
principais eixos norteadores, uma vez que, é pelo brincar que a criança entra no mundo da
cultura e desenvolve entre outros aspectos, a linguagem. Nesse contexto, o presente trabalho
de conclusão de cursotrata do relato de experiência, realizado a partir da execuçãodo estágio
supervisionado em Educação Infantil do curso de pedagogia da Universidade Estadual da
Paraíba, o qual foi realizado em turma do Maternal I, na creche Alcide Cartaxo Loureiro em
Campina Grande, PB. Primeiramente, foram realizadasas observações necessárias para a
produção do projeto de intervenção didática, em que a temática do projeto foiescolhida, em
concordância com o tema gerador dado pela creche, em razão da data comemorativa da época:
“ A cultura Indígena”. Para a construção da base teórica recorremos as análises de TELES
(2012), MORIM (1993), FONTANA (2000), SALOMÃO et.al (2017), HOFFMAN (2002),
LIBÂNEO (1998), bem como a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares
Nacionais da Educação Infantil, as Leis de Diretrizes e Base, e o Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA). Após a conclusão do estágio, observamos o quanto é indispensável à
brincadeira na vida da criança para o seu desenvolvimento, sendo necessário não só a
discussão das práticas pedagógicas no meio educacional, mas também, a implementação de
políticas públicas, dispostas a contribuir com espaços apropriados e professores mais
qualificados. A criança, é um ser social, e que desde muito pequena, é capaz de interagir,
manusear, observar, sentir as ocorrências em seu ambiente, desenvolvendo assim suas
possibilidades de escolha, imaginação e descoberta.
Descrição:
MIRANDA, Maria Elisabete Silva Batista. O lúdico e a brincadeira como método de aprendizagem: relato de experiência do estágio supervisionado em educação infantil. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.