Resumo:
O presente artigo é fruto de nossa observação e prática no Ensino Fundamental I, realizado
em uma escola pública na cidade de Fagundes/PB. O mesmo tem por objetivo apresentar
nossa vivencia com alunos do 5º ano onde tivemos a oportunidade de realizamos um projeto
de intervenção com algumas obras de Ziraldo a exemplo do Menino Maluquinho, buscando
contribuir para a ampliação do processo de leitura desse grupo de crianças. Assim como
também, propiciar a eles momentos prazerosos de leitura que facilitasse o desejo de sonhar e
se embrenhar cada vez mais no mundo literário. Essa possibilidade vislumbrou garantir o
enriquecimento do processo educacional e direcionar a formação de sujeitos críticos e
reflexivos. Para auxilio de nossa escrita, realizamos algumas leituras as quais nos embasaram
teoricamente junto a autores como Paulo Freire (1982), Vieira (2006), Lajolo (2003),
Zilberman (2003) entre outros. Os instrumentos metodológicos utilizados para a construção
dos dados dessa pesquisa foram à observação e o registro das aulas. Dessa maneira,
teceremos algumas contribuições diante da prática vivenciada a qual, apresenta elementos
significativos para compreendermos que uma didática junto à leitura, muito pode contribuir
para o desenvolvimento cognitivo dos alunos formando leitores proficientes.
Descrição:
SILVA, Gilda Maria Borges da. Por uma didática de leitura no ensino fundamental I. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.