dc.contributor.author |
Silva, Gilda Maria Borges da |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-27T14:41:10Z |
|
dc.date.available |
2020-01-27T14:41:10Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-15 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21508 |
|
dc.description |
SILVA, Gilda Maria Borges da. Por uma didática de leitura no ensino fundamental I. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo é fruto de nossa observação e prática no Ensino Fundamental I, realizado
em uma escola pública na cidade de Fagundes/PB. O mesmo tem por objetivo apresentar
nossa vivencia com alunos do 5º ano onde tivemos a oportunidade de realizamos um projeto
de intervenção com algumas obras de Ziraldo a exemplo do Menino Maluquinho, buscando
contribuir para a ampliação do processo de leitura desse grupo de crianças. Assim como
também, propiciar a eles momentos prazerosos de leitura que facilitasse o desejo de sonhar e
se embrenhar cada vez mais no mundo literário. Essa possibilidade vislumbrou garantir o
enriquecimento do processo educacional e direcionar a formação de sujeitos críticos e
reflexivos. Para auxilio de nossa escrita, realizamos algumas leituras as quais nos embasaram
teoricamente junto a autores como Paulo Freire (1982), Vieira (2006), Lajolo (2003),
Zilberman (2003) entre outros. Os instrumentos metodológicos utilizados para a construção
dos dados dessa pesquisa foram à observação e o registro das aulas. Dessa maneira,
teceremos algumas contribuições diante da prática vivenciada a qual, apresenta elementos
significativos para compreendermos que uma didática junto à leitura, muito pode contribuir
para o desenvolvimento cognitivo dos alunos formando leitores proficientes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.title |
Por uma didática de leitura no ensino fundamental I |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |