UEPB - Repositório Digital

Por uma didática de leitura no ensino fundamental I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Gilda Maria Borges da
dc.date.accessioned 2020-01-27T14:41:10Z
dc.date.available 2020-01-27T14:41:10Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21508
dc.description SILVA, Gilda Maria Borges da. Por uma didática de leitura no ensino fundamental I. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo é fruto de nossa observação e prática no Ensino Fundamental I, realizado em uma escola pública na cidade de Fagundes/PB. O mesmo tem por objetivo apresentar nossa vivencia com alunos do 5º ano onde tivemos a oportunidade de realizamos um projeto de intervenção com algumas obras de Ziraldo a exemplo do Menino Maluquinho, buscando contribuir para a ampliação do processo de leitura desse grupo de crianças. Assim como também, propiciar a eles momentos prazerosos de leitura que facilitasse o desejo de sonhar e se embrenhar cada vez mais no mundo literário. Essa possibilidade vislumbrou garantir o enriquecimento do processo educacional e direcionar a formação de sujeitos críticos e reflexivos. Para auxilio de nossa escrita, realizamos algumas leituras as quais nos embasaram teoricamente junto a autores como Paulo Freire (1982), Vieira (2006), Lajolo (2003), Zilberman (2003) entre outros. Os instrumentos metodológicos utilizados para a construção dos dados dessa pesquisa foram à observação e o registro das aulas. Dessa maneira, teceremos algumas contribuições diante da prática vivenciada a qual, apresenta elementos significativos para compreendermos que uma didática junto à leitura, muito pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos formando leitores proficientes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.title Por uma didática de leitura no ensino fundamental I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta