Resumo:
O presente artigo traz uma abordagem sobre a importância de uma prática
didática lúdica que favoreça o processo de inclusão de alunos com necessidades
educacionais especiais. O mesmo tem como objetivo apresentar um relato de
experiência vivenciado no Estágio III, em uma escola pública na cidade de
Fagundes- PB. Momento que foi realizado um projeto de intervenção com uma
turma do fundamental I, abordando a temática: Inclusão Escolar - o respeito a
diversidades dentro da sala de aula. Através do desenvolvimento desse projeto, foi
possível conduzir momentos de conscientização, mostrando aos alunos como é
importante respeitar as diferenças entre as pessoas, percebendo que cada indivíduo
apresenta algum tipo de limitação seja na aprendizagem, na realização de tarefas,
de locomoção, visão entre outras. A metodologia utilizada para esse artigo, foi a
pesquisa qualitativa e participante. Já teoricamente nos baseamos em autores a
exemplo de Monteiro (2001); Libâneo (2002); Carvalho (2002) entre outros. A partir
dos resultados obtidos através da semana de intervenção bem como a participação
interativa dos alunos, conclui-se que apesar da inclusão ser um tema bastante
discutido socialmente, ainda tem deixado a desejar especialmente em sala de aula.
Pois, alguns profissionais da educação não se apresentam abios em desenvolver
práticas pedagógicas que favoreçam o processo inclusivo.
Descrição:
JUSTINO, Joana Paula do Nascimento. Prática didática e inclusão: convivendo com a diferença em sala de aula. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.