UEPB - Repositório Digital

Prática didática e inclusão: convivendo com a diferença em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Justino, Joana Paula do Nascimento
dc.date.accessioned 2020-01-27T14:42:24Z
dc.date.available 2020-01-27T14:42:24Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21513
dc.description JUSTINO, Joana Paula do Nascimento. Prática didática e inclusão: convivendo com a diferença em sala de aula. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo traz uma abordagem sobre a importância de uma prática didática lúdica que favoreça o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. O mesmo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado no Estágio III, em uma escola pública na cidade de Fagundes- PB. Momento que foi realizado um projeto de intervenção com uma turma do fundamental I, abordando a temática: Inclusão Escolar - o respeito a diversidades dentro da sala de aula. Através do desenvolvimento desse projeto, foi possível conduzir momentos de conscientização, mostrando aos alunos como é importante respeitar as diferenças entre as pessoas, percebendo que cada indivíduo apresenta algum tipo de limitação seja na aprendizagem, na realização de tarefas, de locomoção, visão entre outras. A metodologia utilizada para esse artigo, foi a pesquisa qualitativa e participante. Já teoricamente nos baseamos em autores a exemplo de Monteiro (2001); Libâneo (2002); Carvalho (2002) entre outros. A partir dos resultados obtidos através da semana de intervenção bem como a participação interativa dos alunos, conclui-se que apesar da inclusão ser um tema bastante discutido socialmente, ainda tem deixado a desejar especialmente em sala de aula. Pois, alguns profissionais da educação não se apresentam abios em desenvolver práticas pedagógicas que favoreçam o processo inclusivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.title Prática didática e inclusão: convivendo com a diferença em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta