dc.contributor.author |
Justino, Joana Paula do Nascimento |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-27T14:42:24Z |
|
dc.date.available |
2020-01-27T14:42:24Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-15 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21513 |
|
dc.description |
JUSTINO, Joana Paula do Nascimento. Prática didática e inclusão: convivendo com a diferença em sala de aula. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo traz uma abordagem sobre a importância de uma prática
didática lúdica que favoreça o processo de inclusão de alunos com necessidades
educacionais especiais. O mesmo tem como objetivo apresentar um relato de
experiência vivenciado no Estágio III, em uma escola pública na cidade de
Fagundes- PB. Momento que foi realizado um projeto de intervenção com uma
turma do fundamental I, abordando a temática: Inclusão Escolar - o respeito a
diversidades dentro da sala de aula. Através do desenvolvimento desse projeto, foi
possível conduzir momentos de conscientização, mostrando aos alunos como é
importante respeitar as diferenças entre as pessoas, percebendo que cada indivíduo
apresenta algum tipo de limitação seja na aprendizagem, na realização de tarefas,
de locomoção, visão entre outras. A metodologia utilizada para esse artigo, foi a
pesquisa qualitativa e participante. Já teoricamente nos baseamos em autores a
exemplo de Monteiro (2001); Libâneo (2002); Carvalho (2002) entre outros. A partir
dos resultados obtidos através da semana de intervenção bem como a participação
interativa dos alunos, conclui-se que apesar da inclusão ser um tema bastante
discutido socialmente, ainda tem deixado a desejar especialmente em sala de aula.
Pois, alguns profissionais da educação não se apresentam abios em desenvolver
práticas pedagógicas que favoreçam o processo inclusivo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.title |
Prática didática e inclusão: convivendo com a diferença em sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |