Resumo:
No Brasil, a educação básica encontra-se em total insegurança, onde indivíduos já
escolarizados não são capazes de compreender o que lêem. Buscando esclarecer tais
circunstâncias, este trabalho vem para assegurar à importância de se entender a
significação de alfabetização e letramento. Para tanto, a finalidade do presente artigo ,
foi resultado no estágio supervisionado no ensino fundamental I com o desenvolvimento
do projeto de intervenção sobre o gênero textual compreendendo sua função e o uso em
diferentes situações sociais e objetivando especificamente o desenvolvimento e
utilização da linguagem para representar e comunicar idéias e conhecimentos. A
intervenção foi realizada na escola Municipal de Ensino Fundamental José Tito Filho
em Riachão do Bacamarte-PB numa turma de 4°ano do Ensino Fundamental, composta
por 11 alunos, sendo 7 meninas e 4 meninos. Tendo a faixa etária de 9 e 11 anos. Essa
intervenção teve duração de uma semana no período da manhã. No entanto trabalhar a
língua e seus usos nos contextos de comunicação fomentou aos alunos o interesse pelas
produções textuais e análises lingüísticas. Tal interesse intensificado com a associação
lúdica dos textos literários e das atividades criativa em uma visão mais clara e
abrangente sobre o letramento, pautada nas ações que fazem uso da leitura e da escrita,
onde foi possível ainda constatar que a relação deste estágio se tornou um momento
crucial para a formação docente.
Descrição:
SILVA, Alaíde Gomes da. O papel da escola nos processos de alfabetização e letramento: reflexão a partir do Estágio Supervisionado. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.