UEPB - Repositório Digital

O papel da escola nos processos de alfabetização e letramento: reflexão a partir do Estágio Supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alaíde Gomes da
dc.date.accessioned 2020-01-27T14:42:40Z
dc.date.available 2020-01-27T14:42:40Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21514
dc.description SILVA, Alaíde Gomes da. O papel da escola nos processos de alfabetização e letramento: reflexão a partir do Estágio Supervisionado. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract No Brasil, a educação básica encontra-se em total insegurança, onde indivíduos já escolarizados não são capazes de compreender o que lêem. Buscando esclarecer tais circunstâncias, este trabalho vem para assegurar à importância de se entender a significação de alfabetização e letramento. Para tanto, a finalidade do presente artigo , foi resultado no estágio supervisionado no ensino fundamental I com o desenvolvimento do projeto de intervenção sobre o gênero textual compreendendo sua função e o uso em diferentes situações sociais e objetivando especificamente o desenvolvimento e utilização da linguagem para representar e comunicar idéias e conhecimentos. A intervenção foi realizada na escola Municipal de Ensino Fundamental José Tito Filho em Riachão do Bacamarte-PB numa turma de 4°ano do Ensino Fundamental, composta por 11 alunos, sendo 7 meninas e 4 meninos. Tendo a faixa etária de 9 e 11 anos. Essa intervenção teve duração de uma semana no período da manhã. No entanto trabalhar a língua e seus usos nos contextos de comunicação fomentou aos alunos o interesse pelas produções textuais e análises lingüísticas. Tal interesse intensificado com a associação lúdica dos textos literários e das atividades criativa em uma visão mais clara e abrangente sobre o letramento, pautada nas ações que fazem uso da leitura e da escrita, onde foi possível ainda constatar que a relação deste estágio se tornou um momento crucial para a formação docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elvira Bezerra Pessoa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title O papel da escola nos processos de alfabetização e letramento: reflexão a partir do Estágio Supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta