Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência didática de Estágio
Supervisionado III em Ensino Fundamental, cujas atividades se desenvolveram na Escola
Municipal de Ensino Fundamental Etelvina Maria Batista, distrito de Malhada da Roça,
Município de São João do Cariri-PB. A realização do estágio nos possibilita infinitas
experiências enquanto professores (as) do Ensino Fundamental, levando-nos ao
enriquecimento de nossa prática pedagógica, a partir da união entre a etapa da observação e
intervenção. Como apoio teórico, utilizamos a Base Nacional Comum Curricular em sua
última versão, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e alguns autores que
dissertam sobre o Ensino Fundamental e a importância da literatura infantil nos anos iniciais
do Ensino Fundamental. Trata-se de uma experiência fundamental para o desenvolvimento do
fazer pedagógico e, principalmente, para a aprendizagem e crescimento
cognitivo/critico/reflexivo das crianças do 4º ano do ensino fundamental. De forma que
contribui para o desenvolvimento não só intelectual das crianças, mas, principalmente,
pessoal, interacional, humano e crítico das mesmas.
Descrição:
ARAÚJO, Maria José Ramos de.A importância da literatura infantil nos anos iniciais: uma experiência didática com o livro “A árvore generosa”. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.