Resumo:
O presente relatório cujo tema A Formação de Leitores e a Literatura Infantil tem por objetivo
verificar o processo de formação de leitores no eixo da Educação Infantil, utilizando-se a
literatura como ferramenta pedagógica. Nesse sentido, foi elaborado um estudo bibliográfico
embasado nos autores como Montenegro (2015), Fonseca (2015), Maciel (2006) e Almeida
(2018), que deram suporte à temática escolhida para a pesquisa. Assim, a elaboração da
pesquisa se justifica por duas vertentes: i) pelo interesse acadêmico em analisar os desafios
dos educadores que atuam no espaço da Educação Infantil em formar leitores e ii) verificar
como as instituições de ensino como a creche e pré-escola fazem uso da literatura infantil para
motivar a leitura de seus alunos. A literatura infantil é uma ferramenta pedagógica relevante
para motivar as crianças à leitura e formar, desde pequenos, leitores que sejam capazes de
realizar interpretação textual. Os resultados da pesquisa demonstram que a literatura infantil
pode auxiliar o professor, a partir do ensino infantil, tornando as aulas mais dinâmicas e
prazerosas para crianças que podem adentrar o mundo da imaginação através da leitura.
Descrição:
OLIVEIRA, Marinalda de Lima Xavier. Formação de leitores e literatura infantil. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.