Resumo:
A gestão escolar é a responsável pela atenção democrática e participativa que
assegura o bom funcionamento do estabelecimento educacional, assumindo a
responsabilidade de atuar na instituição e compreender o sistema de forma humana
e igualitária. O gestor, tem o papel de estimular e propiciar a construção de práticas
democráticas com os membros da escola sobre o importante papel da coletividade
na gestão, substituindo a administração centralizada tão presente nas escolas, por
novas práticas organizacionais descentralizadas. Nesse sentido, o objetivo foi
compreender os processos de gestão na Escola Estadual de Ensino Infantil e
Fundamental Frei Alberto no Município de Fagundes, Paraíba. Conscientizando
sobre a importância do acompanhamento familiar na vida escolar dos educandos,
através de questionários aplicados ao gestor, professores e alunos. O estágio foi
composto por um período de observação, e posteriormente, através das
observações realizadas, e das análises dos questionários, foi desenvolvido um
projeto de intervenção, que teve como eixo principal, estabelecer relações mais
estreitas entre a família e escola. Logo após a aplicação do projeto, observamos que
houveram alguns avanços, tanto por parte da gestão escolar, como dos pais, mas
que ainda são muitos os desafios encontrados, visto que, algumas mudanças
dependem de instâncias superiores administrativas do próprio município.
Descrição:
FREITAS, Dalviene da Silva. A gestão escolar e suas ações com a família: relato de experiência do Estágio Supervisionado em Gestão. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.