Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21520
Título: A gestão escolar e suas ações com a família: relato de experiência do Estágio Supervisionado em Gestão
Autor(es): Freitas, Dalviene da Silva
Palavras-chave: Gestão escolar
Políticas públicas
Vida escolar
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: A gestão escolar é a responsável pela atenção democrática e participativa que assegura o bom funcionamento do estabelecimento educacional, assumindo a responsabilidade de atuar na instituição e compreender o sistema de forma humana e igualitária. O gestor, tem o papel de estimular e propiciar a construção de práticas democráticas com os membros da escola sobre o importante papel da coletividade na gestão, substituindo a administração centralizada tão presente nas escolas, por novas práticas organizacionais descentralizadas. Nesse sentido, o objetivo foi compreender os processos de gestão na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Frei Alberto no Município de Fagundes, Paraíba. Conscientizando sobre a importância do acompanhamento familiar na vida escolar dos educandos, através de questionários aplicados ao gestor, professores e alunos. O estágio foi composto por um período de observação, e posteriormente, através das observações realizadas, e das análises dos questionários, foi desenvolvido um projeto de intervenção, que teve como eixo principal, estabelecer relações mais estreitas entre a família e escola. Logo após a aplicação do projeto, observamos que houveram alguns avanços, tanto por parte da gestão escolar, como dos pais, mas que ainda são muitos os desafios encontrados, visto que, algumas mudanças dependem de instâncias superiores administrativas do próprio município.
Descrição: FREITAS, Dalviene da Silva. A gestão escolar e suas ações com a família: relato de experiência do Estágio Supervisionado em Gestão. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21520
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dalviene da Silva Freitas.pdfPDF - Dalviene da Silva Freitas860.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.