UEPB - Repositório Digital

Jogos e brincadeiras : o lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Ângela Sabrina Balbino de
dc.date.accessioned 2020-01-30T15:03:49Z
dc.date.available 2020-01-30T15:03:49Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21521
dc.description MELO, Ângela Sabrina Balbino de. Jogos e brincadeiras : o lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, cuja finalidade é um direcionamento integral das várias dimensões do desenvolvimento da criança, na fase entre zero a cinco anos de idade. Por ser o ponto de partida, esta fase da educação é dotada de complexidade, e sua função pedagógica deve superar a mera transmissão de informações, para ampliar os conhecimentos infantis, por meio da própria realidade. Portanto, as atividades devem ser adaptadas e com significado concreto para a criança, preparando-a para os demais níveis de ensino e para a inserção social. Considerando que a realidade infantil é permeada de passatempos e brinquedos, este trabalho tem o objetivo de analisar a importância do uso de jogos e brincadeiras como estratégias de ensino e aprendizagem na educação infantil. Para cumprir com estes objetivos, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa por meio da técnica de pesquisa bibliográfica, realizada através do levantamento de livros, artigos e outas obras de relevância científica que abordassem a temática. Ao final, foi possível concluir que brincadeiras e jogos trazem uma nova proposta pedagógica, segundo a qual os processos educativos da Educação Infantil devem estar comprometidos não somente com a transmissão de conhecimentos direta pelo educador ao aluno, mas com uma aprendizagem ativa, que permita à criança explorar todas as possibilidades de movimentos, texturas, cores, palavras, formas, sons, gestos e objetos, dentro e fora da escola, auxiliando, através da aproximação de sua própria realidade, no seu desenvolvimento físico e psíquico e na sua integração social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Silvânia Karla de Farias Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Jogos e brincadeiras : o lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta