Resumo:
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, cuja finalidade é um
direcionamento integral das várias dimensões do desenvolvimento da criança, na
fase entre zero a cinco anos de idade. Por ser o ponto de partida, esta fase da
educação é dotada de complexidade, e sua função pedagógica deve superar a mera
transmissão de informações, para ampliar os conhecimentos infantis, por meio da
própria realidade. Portanto, as atividades devem ser adaptadas e com significado
concreto para a criança, preparando-a para os demais níveis de ensino e para a
inserção social. Considerando que a realidade infantil é permeada de passatempos
e brinquedos, este trabalho tem o objetivo de analisar a importância do uso de jogos
e brincadeiras como estratégias de ensino e aprendizagem na educação infantil.
Para cumprir com estes objetivos, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa
por meio da técnica de pesquisa bibliográfica, realizada através do levantamento de
livros, artigos e outas obras de relevância científica que abordassem a temática. Ao
final, foi possível concluir que brincadeiras e jogos trazem uma nova proposta
pedagógica, segundo a qual os processos educativos da Educação Infantil devem
estar comprometidos não somente com a transmissão de conhecimentos direta pelo
educador ao aluno, mas com uma aprendizagem ativa, que permita à criança
explorar todas as possibilidades de movimentos, texturas, cores, palavras, formas,
sons, gestos e objetos, dentro e fora da escola, auxiliando, através da aproximação
de sua própria realidade, no seu desenvolvimento físico e psíquico e na sua
integração social.
Descrição:
MELO, Ângela Sabrina Balbino de. Jogos e brincadeiras : o lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.