UEPB - Repositório Digital

Horta escolar como instrumento de eficácia no processo ensino/aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nunes, Maria do Socorro Amorim
dc.date.accessioned 2020-01-31T13:51:14Z
dc.date.available 2020-01-31T13:51:14Z
dc.date.issued 2019-12-09
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21531
dc.description NUNES, M. do S. A. Horta escolar como instrumento de eficácia no processo ensino/aprendizagem. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Desde o princípio ouviu-se falar do ser humano tirar da terra seu próprio alimento, mas infelizmente nem todos fazem de forma correta. Foi pensando nisso e ao abordar o assunto em sala de aula ´´A quantidade de agrotóxicos e fertilizantes contidos nas verduras e legumes ´´ em uma turma da 4ª série no ano de 2013 e também dar aos alunos uma oportunidade de serem protagonista de sua própria história, deixando de utilizar só o caderno e o quadro, começando pelo cultivo da horta para posteriormente obtermos alimentos saudáveis e, consequentemente, conhecer a importância dos alimentos orgânicos. Foi analisando a importância de articular a interdisciplinaridade com a prática de uma nova metodologia com esse projeto, a riqueza de poder trabalhar diversos conteúdos, levando o aluno a sentir prazer em aprender. Pensando dessa forma, começou o cultivo da horta, na Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio nossa Senhora Aparecida no Mutirão do Serrotão. Os alunos realizaram a pesquisa com a coleta de materiais como: garrafas pet e pneus para a confecção dos canteiros. Visitas e palestras foram realizadas sobre o tema com a visita ao INSA – Instituto Nacional do Semiárido. O incentivo que tiveram com a implantação da horta suspensa com plantas medicinais, onde a mesma era pendurada na parede suas caqueiras feitas com garrafas pet. Já foi um impulso para o desenvolvimento ensino/aprendizagem onde obtivemos ótimos resultados, pois os alunos para saírem de sala de aula teriam que terem as melhores notas, eles se esforçavam o máximo em obterem os melhores resultados com essa nova metodologia, pois em sala de aula com conteúdos relacionados ao tema : Materiais recicláveis, sustentabilidade, cooperativismo, quantidade de agrotóxicos e fertilizantes contidos nos legumes e verduras, formas geométricas, produção textual, espaço, entre outros. Na horta os alunos construíram canteiros de alface, cebola, tomate e couve. No final da pesquisa finalizou-se a colheita dos produtos realizados pelos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Lediam Rodrigues Lopes Ramos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Horta escolar pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Alimento orgânico pt_BR
dc.title Horta escolar como instrumento de eficácia no processo ensino/aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta