Resumo:
O presente estudo de caso, parte da seguinte problemática; a importância da Filosofia no Ensino Médio, assim como sua relevância no Ensino Fundamental. Tendo como objetivo, investigar e discutir a Educação e o Ensino de Filosofia, seguindo as discussões referenciadas por; Paulo Freire, Desidério Murcho e Ricardo Navia, além de intercalar experiências teóricas com experiências práticas vivenciadas em sala de aula, durante o período de atividade de observação e de regência, na condição de estagiária do curso de Filosofia nas Escolas Cícero dos Anjos, no Centro de São Vicente do Seridó-PB e na Escola Maria da Guia Sales Hermínio situada em um bairro periférico do município de Pocinhos-PB, em 2016 e 2017. Abordando também outros autores como fonte de enriquecimento teórico. Levando-nos a refletir sobre as dificuldades encontradas, no sentido de buscar conciliar a especificidade da Filosofia enquanto área do saber e a complexidade de seu ensino; pautando as análises de forma tanto crítica como reflexiva do ensino de Filosofia e das condições dos alunos e do professor. Para tanto foi traçada uma linha entre a paixão docente e a percepção discente, a qual se pode constatar o desinteresse da maioria dos alunos pela disciplina. Obtemos nessa pesquisa um resultado satisfatório, pois tivemos uma experiência prática de como se procede atualmente o processo ensino/aprendizagem da Filosofia, ocasionando a preparação da prática docente. Bem como a constatação de que a educação não pode ser compreendida como uma dimensão estanque e separada da vida social, pois esta é uma dimensão da vida dos homens que se transforma historicamente.
Descrição:
FARIAS, É. M. dos S. A filosofia entre a paixão docente e a percepção discente: um relato de experiência. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.